Talvez você já tenha ouvido aquela frase muito usada no meio militar dizendo que "NA HORA SAI" e as vezes, para simplificar seu emprego, usam a abreviação "NHS", tão ou mais famosa que a sentença propriamente dita.


Essa frase irresponsável nada mais é que um pretexto usado por alguns profissionais para tentar justificar o seu despreparo técnico, o desleixo institucional que os assola e o comodismo que os envolve, imergindo-os num manto de falsas verdades e de sensação de segurança profissional que existem somente na mente desse "servidor público com porte de arma".

Não, na hora não sai, na hora não dá certo, na hora o resultado desejado não acontece e alguém morre, você morre! A não ser que você treine para as piores situações.


O vídeo acima nos prova facilmente que na hora do confronto, seja armado ou não, nada sai como planejado, pois não há plano que possa prever quais serão as ações e reações de seu oponente. O que você pode e deve fazer para te ajudar as resolver as contingências é treinar antes de surgir a eventualidade, se dedicar para criar uma Programação Neuromuscular que irá lhe ajudar de forma automática e intuitiva a resolver as situações futuras que irão surgir quando alguém lhe atacar.

Ao contrário do que muitos pensam, comece seus treinamentos por algo simples, como por exemplo acertar o alvo que você deseja alvejar. É isso mesmo que eu lhe indiquei, acertar o alvo, simplesmente isso! Muitos operadores de segurança pública, CAC ou ODA estão preocupados em customizar sua arma com um super optrônico, comprar um relógio ou aquele tênis tático ou mesmo um cinto importado daquela marca famosa, mas não dão a devida atenção ao mais importante e prioritário num combate armado, que é acertar o alvo desejado.

Conduza seus treinamentos sempre do simples para o mais complexo, do lento para o mais rápido, do básico para o avançado e sempre treinando da maneira correta. De nada adianta gastar horas exercitando seu saque se a empunhadura que você está usando não é a adequada para a arma que você tem ou para a sua ergonomia. Comece com as posições e técnicas mais convencionais e básicas e somente após dominá-las bem parta para o "diferente", para o "mais legal", para o intermediário e depois para o avançado.

O famoso instrutor americano Trevis Haley diz que não há técnica básica, intermediária ou avançada, mas sim que as técnicas são sempre as mesmas, porém usadas de forma mais ou menos dinâmicas, ou seja, por exemplo, a técnica para fazer uma progressão é sempre a mesma e ela evolui de acordo com a intimidade e treinamento do operador. É a mesma técnica, você que irá usá-la de maneira básica intermediária ou avançada.

O desenvolvimento de seu treinamento deve ser gradual e respeitando sua velocidade motora e cognitiva de assimilação. Metaforando, quero dizer que você não deve tentar resolver uma equação de trigonometria sem antes saber a tabuada. Não se arrisque a correr se você mal sabe andar ainda, isto é, não faça disparos sequênciais em alta cadência se você está com dificuldades para enquadrar o aparelho de visada em seu alvo ao realizar disparos lentos. Não treine tiros em movimentos se ainda não os acerta parado.

Caro irmão de armas, não acredite na falácia de que na hora sai, que na hora algo milagroso irá acontecer, que algum conhecimento super avançado será baixado em seu HD mental, como se você fosse o Neo do filme Matrix. Na hora da ação, no momento da crise, você deve esperar que nada dará certo e são nestas horas que seu treinamento falará mais alto e salvará a sua vida e de sua família!

A filosifia pedagógica apresentada neste breve artigo é o esteio que sustenta as instruções e os diversos cursos ministrados pela equipe do 1911 ARMAS DE FOGO aqui em Goiânia e Brasil à fora e vem trazendo resultados extraordinários, relatados pelos próprios alunos que passam pelas nossas linhas de tiro. Esses relatos nos incentivaram a materializar nossa metodologia em um curso on-line para futuros operadores de pistola que em breve estará disponível a todos que desejam aprender a se defender ou à aperfeiçoar suas habilidades no uso de uma arma de fogo. Em breve anunciaremos o lançamento. 

. ♠️ SE VOCÊ TREINA ♠️
♠️ VOCÊ SALVA VIDAS ♠️
Tenente-Coronel Bruno 👊🗡🔫
==========================
⚠️ Siga o autor Tenente-Coronel
no Instagram, só clicar aqui.